lessphp fatal error: load error: failed to find /home/sfuporg/public_html/sfupwp/wp-content/themes/theme46267/bootstrap/less/bootstrap.lesslessphp fatal error: load error: failed to find /home/sfuporg/public_html/sfupwp/wp-content/themes/theme46267/style.less História | SFUP

História

_DSC0950

 

Fundação

Até há relativamente pouco tempo, a SFUP tinha como data oficial de fundação, 31 de Julho de 1923, data em que os estatutos foram reconhecidos pelo Governo Civil de Lisboa. No entanto, através da tradição oral, fala-se do dia 5 de Março de 1909 como a verdadeira data.

E, de facto, documentos recentemente descobertos ao acaso (bem como por investigações feitas por técnicos do Museu Municipal), dão-nos a conhecer a atividade da banda filarmónica da SFUP em datas como 1911 e 1915; pelo que o ano de 1909 parece ser então o mais correto para datar o início da nossa história.

Em 1927 é inaugurado o edifício-sede, que na década de 80 atravessou profundas transformações e que ainda hoje é existente.

Atividade Cultural

O passado foi marcado por grandes realizações musicais, como operetas realizadas com músicos, cantadores e de autores da terra e concertos pela banda de música, e os espetáculos de teatro fizeram parte de uma intensa atividade cultural que cessou na década de sessenta.

Emerge então um novo tipo de espectáculo: o bailarico, animado por agrupamentos contratados. O enorme salão da SFUP torna-se então pequeno nos bailes de Carnaval, da Pinha e outros dias festivos.

Já nos finais do século passado, as soirés e matinés dançantes caem em desuso e, consequentemente, a SFUP cai numa letargia que levou ao seu encerramento durante 3 anos.

Um Novo Começo

Em Outubro de 1999, um grupo de sócios liderados pelo atual presidente da Direção, Fernando Lopes, assume os destinos da coletividade com o objetivo de lhe devolver o prestígio cultural de outros tempos.

Inicia-se uma escola de música, originando dois anos depois uma orquestra ligeira cujo nome e prestígio aumenta de ano para ano, a Orquestr’UP. Tem também um grupo de Teatro, para além de outras actividades como a Ginástica de Manutenção e Karaté.

Curiosidades

Foi no salão da SFUP que se realizou a ante-estreia do filme de Chianca Garcia “Aldeia da Roupa Branca”, em 31 de Dezembro de 1938, com a presença da protagonista Beatriz Costa e outros actores, para além dos inúmeros figurantes, na sua maioria população de Pinheiro de Loures e arredores.