Fachada SFUP

Quem Somos

Fundação

Até há relativamente pouco tempo, a SFUP tinha como data oficial de fundação 31 de Julho de 1923, data em que os estatutos foram reconhecidos pelo Governo Civil de Lisboa. No entanto, através da tradição oral, fala-se do dia 5 de Março de 1909 como a verdadeira data.

Porém, documentos recentemente descobertos, bem como por investigações feitas por técnicos do Museu Municipal de Loures dão-nos a conhecer a atividade da banda filarmónica da SFUP em datas como 1911 e 1915.

Em 1927 é inaugurado o edifício-sede, que na década de 80 atravessou profundas transformações na sua génese.

Atividade Cultural

Os espetáculos de teatro e as grandes realizações musicais (como operetas realizadas com músicos, cantadores e de autores da terra e concertos pela banda de música) fizeram parte de uma intensa atividade cultural que cessou na década de 60.

Emerge então um novo tipo de espetáculo: o bailarico. O enorme salão da SFUP torna-se então pequeno nos bailes de Carnaval, da Pinha e outros dias festivos.

Já nos finais do século passado, as soirés e matinés dançantes caem em desuso e, consequentemente, a SFUP cai numa letargia que levou ao seu encerramento durante 3 anos.

Um Novo Começo

Em Outubro de 1999, um grupo de sócios liderados pelo atual presidente da Direção, Fernando Lopes, assume os destinos da coletividade com o objetivo de lhe devolver o prestígio cultural de outros tempos.

Iniciam-se várias atividades que ainda hoje permanecem.

Curiosidades

Foi no salão da SFUP que se realizou a ante-estreia do filme de Chianca Garcia, Aldeia da Roupa Branca, em 31 de Dezembro de 1938, com a presença da protagonista Beatriz Costa e outros atores, para além dos inúmeros figurantes (na sua maioria, população de Pinheiro de Loures e arredores).

Órgãos Sociais

Órgãos eleitos na Assembleia-Geral de Fevereiro de 2015

Mesa da Assembleia-Geral
Direcção
Conselho Fiscal

Presidente – CRISTINA SILVA

Vice-Presidente – FERNANDO FERREIRA

Secretário – CRISTINA SOUSA

Presidente – FERNANDO LOPES

Vice-Presidente – JOANA LOPES

Tesoureiro – JUDITE NUNES

Secretário – ELISA SANTOS

Vogal – GABRIELA SOUSA

Vogal – JOANA TEIXEIRA

Vogal – NELSON RUIVO

Vogal – RITA LOPES

Vogal – INÊS SOUSA

Presidente – JOSÉ CARREIRA

Secretário – JOÃO PARRA

Relator – JOÃO GONÇALVES

Reunião de direcção nas 1ªs. e 3ªs. quartas-feiras de cada mês às 21h30.

Sócios

Quer tornar-se sócio da SFUP? Faça download do formulário Proposta de Sócio SFUP, preencha-o e entregue na SFUP!